Hey Mentes Inquietas, tudo bem com vocês?! 
Hoje eu vim resenhar um livro que me surpreendeu muito! 
O primeiro contato que tive com este livro foi na Turnê Intrínseca deste ano. Quando os apresentadores contaram a sinopse do Temporada de acidentes eu não me interessei muito. Parecia apenas mais um livro de suspense. Mas ao ganha-lo no aniversário de Três Anos do Clube do Livro eu fiquei bem empolgada ao ler e não me arrependo, já que amei tanto este livro que acabou entrando na minha lista de favoritos! 
Mas vamos parar de blá blá blá e vamos conhecer mais deste livro maravilhoso e o que eu achei dele?! 
Livro: Temporada de Acidentes 
Autor(a): Moira Fowley-Doyle
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2016
Páginas: 256
Sinopse: Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. 
A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. 

No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? 

Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

Então, brindemos à temporada de acidentes,/Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,/Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,/Mais um brinde á estrada de água. - Pág 116
Primeiramente eu tenho que parabenizar a autora por colocar tantos gêneros diferentes em um livro e conseguir explora-los de forma tão sutil. Como vocês podem ler na sinopse, o livro além de ter uma pegada de suspense, tem uma grande carga de drama familiar e foi nisso que a Moira dosou certinho cada coisa, fazendo tudo combinar. 
É obvio que para ter um drama familiar ela precisou criar personagens para representar esta família e se a primeira vista não botamos fé naquele modelo de família que a Moira criou, no final não conseguimos imaginar uma família tão forte e unida como aquela. O modo como ela descreve os personagens, não nos mostrando toda a personalidade de uma vez e sim aos poucos, nos faz querer conhece mais de cada um. A Cara, a personagem principal, funciona muito bem como elo, conseguindo interligar tudo ao longo da história.
E não é só nos personagens que ela não mostra demais não, na locação aonde se passa a história isso acontece também. Aos poucos os personagens nos revelam que estão na Irlanda e lá no finzinho eles soltam que estão em Cork *-* (É a cidade onde minha irmã está fazendo intercâmbio!). 
Outro ponto crucial é o fato dos personagens acreditarem na história que a autora tenta nos contar. Há um quê de sobrenatural no livro que só lendo vocês conseguem entender e a Cara em momento nenhum duvida daquilo, muito menos os amigos delas. Esse fato faz quem está lendo acreditar mais na história que a autora nos propõe. 
"E tem romance?!" Tem romance, sim senhor! Mas não aquele drama que me deixa entediada por algumas páginas. Ah, tem muita representatividade quando a autora deixa bem claro que um romance lésbico está acontecendo. O melhor é a reação dos outros personagens que trata aquilo com tamanha normalidade, porque vamos admitir, é bem normal mesmo, o problema é a sociedade olhar com preconceito! 
O que mais me conquistou é o fato da história apresentada ser muito diferente das que me deparei em outros livros e é totalmente viciante. Em dois dias eu já tinha terminado o livro e admito que fiquei com uma ressaca que perdura até hoje! 
Aliás, Mentes Inquietas, tenho que compartilhar com vocês que estou rezando para alguém fazer uma boa adaptação cinematográfica deste livro *-*
Resumindo, o livro é um grande quebra cabeça que aos poucos vai se montado. Com muito suspense, sobrenatural, romance e amizade. É uma formula que deu certo e que junto com a escrita maravilhosa da Moira, posso falar que deu mais que certo!
Avaliação: 

2 Comentários

  1. Legal hein, resenha muito interessante e dá aquele gostinho de querer ler o livro urgentementeee, que história né?
    Doida para ler. Bjs

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Gostei muito da sua resenha, parabéns! Depois da suas palavras, fiquei bem mais motivada a ler o livro. Gosto dessa mistura de estilos, romance, sobrenatural, suspense, em um único enredo. A premissa é muito interessante, estou curiosa para conhecer os personagens e todos esses fatos que se desenvolvem de maneira envolvente ao leitor. Ótima dica. Beijos.

    ResponderExcluir