Oi Mentes Inquietas, tudo bem com vocês?! 
Hoje eu vim resenhar um livro muito fofo, recheado de desenhos lindos e uma história doce e tocante. 
Mariana - Ana Rapha Nunes
Editora InVerso 
Ano: 2016 | Páginas: 110
Sinopse: Mariana é uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. 
Vai crescendo e sonhando com o mar…
No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino.
A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?
Com apenas doze anos de idade e um mundo para ser descoberto, Mariana tinha olhos castanhos intensos, sempre inquietos, com fome de viver e de aproveitar a infância. (...) - Pág 06
Nas primeiras páginas somos saudados com belas ilustrações e ao longo de todo o livro nos deparamos com elas. Algo que já me conquistou mesmo antes das palavras. 
A história é leve e fluída, nas primeiras páginas já imaginei que é um livro perfeito para incentivar a leitura de alguém que não tem costume de ler.
Mesmo sendo um livro fácil de se ler, encontramos um vocabulário que não é muito comum em livros infanto-juvenil. Esse detalhe é algo muito bom, já que muitas palavras eu até tinha esquecido o significado, além de enriquecer a história.
A personagem principal é doce nos conquista nos primeiros capítulos, mesmo ela sendo bem diferente de alguma garota que eu conheça, dá para entender as suas ações. 
Tenho que admitir que em alguns momentos achei a história meio bobinha e achei que o final seria clichê, até ser surpreendida.
Algo que acontecera na vida real. A tragédia de Mariana, em Minas Gerais. É algo que dá uma outra visão a história. Dá um toque mais maduro. Além de retratar algo que a mídia não fez tanta questão assim. Além de nos aproximar mais de quem passou pela tragedia, já que mostra a visão de uma pessoa que fora afetada de uma forma bem sensível.
Avaliação: 
Ana Rapha Nunes, autora do livro Mariana
Ficou interessado(a) pelo livro?! Você pode conseguir o seu exemplar comprando-o direto no site da Editora InVerso ou pela página do Facebook da Ana Rapha Nunes, a autora!

4 Comentários

  1. Olá, ainda não conhecia esse livro mas pela sua resenha já fiquei com vontade de ler. Interessante ele falar sobre a tragédia que aconteceu em Mariana, fiquei curiosa para saber como a autora tratou o tema.

    petalasdeliberdade.blogspot.com
    desafioleiamaisbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse fato que me fez gostar muito do livro.
      Tratou de um tema recente, que aconteceu tão perto de mim (moro em Minas).

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Oii! Estou com esse livro pra ler, mas ainda não terminei :x
    achei bacana a atitude da autora de abordar esse desastre que ocorreu no ano passado

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me surpreendi, o livro é tão leve, mas o fato dela ter colocado o desastre deu uma virada bem legal na história!

      Excluir