Hey Mentes Inquietas, tudo bem com vocês?!
Hoje eu vim resenhar - Finalmente - a adaptação do meu livro preferido!
Como muitos que estão vendo a série, eu fiquei viciada na mesma e a marotenei o mais rápido possível haha'
Lembrando que esta resenha pode conter spoilers! 
13 Reasons Why - Brian Yorkey
Data de lançamento: 31 de Março (13 episódios de 60 min) 
Gênero: Drama | Nacionalidade: E.U.A
Sinopse: Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah fora acabou de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

Logo no episódio piloto podemos ver que a série será diferente do livro. Que alguns elementos além de Clay escutando as fitas e Hanna contando seus motivos por meio das fitas seráo abordados na série. Nela, vemos mais de outros personagens que também são mencionados na fita, além de professores, diretores, o conselheiro Potter e os  pais de Clay e de Hanna. 
Conseguimos sentir a dor e a indignação dos pais de Hanna, além de sermos apresentados para um Clay diferente. No livro, eu sempre o vira como um garoto tímido e na série, ele é um garoto tímido com alguns problemas psicológicos, como ansiedade. 
Admito que estranhei essa diferença e este me acompanhou até o episódio três. Depois dai algo me fisgou e eu logo esquecera dessas diferenças. 
As cenas não poupa os espectadores de nada. São cenas fortes e pesadas. As cenas de estupro me deu uma agonia tão grande quanto eu senti ao ler o livro. E na cena do suicídio de Hanna, que não é narrada no livro, eu fiquei extremamente mal. De um jeito que nem consigo colocar em palavras. 
Posso dizer que é uma daquelas séries que após terminar de ver, você ficará pensando nela e em toda a mensagem que ela transmitiu. 
Aliás, sobre esta mensagem, fico muito feliz que a série tenha repercutido nas redes sociais como forma de chamar a atenção das pessoas para as consequências de bullying, boatos, divulgação de fotos íntimas, beber e dirigir, e é claro o suicídio na adolescência. 

Avaliação: 

Veja também: 
Clube do Livro BH XVI - Livros X Filmes
Acompanhe o blog nas redes sociais:

4 Comentários

  1. Todo mundo está falando dessa série, está fazendo sucesso... Já havia ouvido falar do livro, só não sabia da história, parece ser bom, vou procurar ver e ler.
    Bjs

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste, assim como eu e tantas outras pessoas haha'

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Gostei muito da série, apesar de não ter gostado do episódio do Tyler. Algo que eu gostei muito foi a forma como q série abordou a culpabilizacao da vítima, como no episódio em que Hannah vai pedir ajuda ao conselheiro da escola (é assim que chamaram na versão brasileira?). Isso acontece demais, muitas vítimas jamais contam suas histórias por vergonha e medo de serem julgadas.

    www.darkroom35mmpt.wordpress.com

    ResponderExcluir