Oi Mentes Inquietas, tudo bem com vocês?
Como eu já falei em alguns posts aqui no blog, esse ano eu irei fazer a temida prova do ENEM.
E hoje eu vou dar algumas dicas que tenho certeza que serão muito uteis para fazer o primeiro dia de prova.
Como vocês sabem, agora serão dois domingos de prova em vez de um final de semana inteiro, no qual no primeiro domingo, dia 5 de Novembro, serão aplicadas as provas de ciências humanas e a redação, e no segundo domingo, dia 12 de Novembro, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. 
Já sabendo isso, posso iniciar com as dicas que peguei em uma aula especial do meu cursinho que ensina alguns truques para podermos se sair muito bem no ENEM:

1 - Siga as regras básicas e clichês: Todo ano todo mundo fala sobre algumas dicas, como: conheça o seu local de prova e chegue neste com antecedência, leve lanches leves e água, além de levar somente caneta preta e seus documentos, e evitar levar coisas proibidas como tablets, armas cortantes e etc. Então se esta é sua primeira vez que faz, e caso não tenha lido ainda as regras do MEC, leia para não ser barrado por algo tão bobo que poderia ser evitado. 
2 - Faça primeiro a redação: Assim que pegar a prova, já leia o tema e os textos motivadores da redação. E leia também, por alto, as questões de ciências humanas, principalmente as de história, filosofia e sociologia, que podem te ajudar a fazer a redação com frases de especialistas e momentos históricos. Outra dica é na hora de fazer o rascunho, reescrever o tema da redação e fazer um brainstorm, ou seja, escrever as ideias que se relacionam àquele tema, além de auxiliar a não fugir deste. 
E em relação a horário, uma professora me falou que o máximo de tempo destinado a redação, tanto faze-la quanto passa-la  para a folha de redação, é de 1 hora e 30 minutos. 
3 - Prova de Ciências Humanas: Quando for fazer a prova de humanas, procure pelas questões que tenha imagens e gráficos. Na maioria dos casos, essas questões são de análise e interpretação, então são mais fáceis. Nas temidas questões de textão, a dica é ler primeiro a perguntar e depois ler o texto, assim, você já lê o texto focando no que a pergunta quer. 
4 - Aproveite bem o tempo: Fique sempre de olho no relógio e aproveite sempre o seu tempo. Caso você tenha terminado a prova antes do tempo, não saia correndo! Revise a prova, veja se preencheu o gabarito correto. Parece besteira, mas antigamente a primeira coisa que eu queria fazer após terminar o ENEM era ir embora. Mas agora, este ano, eu irei aproveitar cada segundo da minha prova haha' 
Então, Mentes Inquietas, eu desejo a todos que assim com eu, irão fazer o ENEM muita sorte e calma. Tenham em mente que no final, tudo dará certo! 
Comenta ai embaixo se irá fazer a prova ou não!
Até o próximo post, beijokas :-*

Deixe um comentário