{DIY} Glitter Biodegradável Caseiro

segunda-feira, fevereiro 05, 2018
Oi Mentes Inquietas, tudo bem com vocês?!
Já tem um tempo que tenho visto na internet muitas matérias falando o quão ruim é o uso do Glitter tradicional para a natureza. 
Basicamente ele é feito de plástico, que demora centenas de anos para se decompor. Outro problema é o seu tamanho minusculo: "Os micro plásticos, com um diâmetro inferior a 5 milímetros (como um grão de arroz), estão causando muitas dores de cabeça por suas consequências para os ecossistemas marinhos. (...) Celia Ojeda, responsável por campanhas do Greenpeace Espanha, explica que essas partículas que facilmente chegam aos oceanos através das vias fluviais “ficam em suspensão nas primeiras camadas da água e entram na cadeia trófica porque os peixes as ingerem. Muitas vezes são encontrados micro plásticos nos estômagos dos peixes e até mesmo em suas larvas. Os peixes estão se desenvolvendo com os micro plásticos" (Fonte: El país)
Logo ao saber disso eu fui procurar uma solução caseira para substituir o glitter tradicional. Me deparei então com uma receita que era feita a base de sal e corante alimentício. Não deu muito certo para mim e no fim só obtive sal colorido e algo muito distante de glitter :(
Mas eu sou brasileira e não desisto nunca! 
Procurando por outra receita me deparei com uma postada no site Menos 1 lixo e resolvi testar, será que deu certo?! 
Ingredientes utilizados:
  • 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor ou ágar-ágar (gelatina vegetal) para fazer um glitter biodegradável vegano; 
  • 3 colheres de sopa de água gelada; 
  • Corante comestível da cor desejada, eu usei o azul;
  • Purpurina comestível, eu utilizei na cor prata (opcional).
Materiais utilizados:
  • Borrifador (spray) de água;
  • Tapete de silicone;
  • Pincel largo e macio;
  • Microprocessador de alimentos ou um liquidificador.
Como eu fiz:
Coloquei a gelatina em pó em um potinho e borrifei a água gelada de modo uniforme e sem misturar. Coloquei no microondas por 30 segundos, parando a cada 10 segundos para misturar. Acrescentei o corante alimentar e a purpurina, e misture bem. Pincelei a gelatina sobre a superfície de silicone e deixei secar por 6 horas. Depois eu cortei em pedaços menores e coloquei no microprocessador de alimentos por alguns minutos. 
Resultado:
Eu fiz tudo como a receita manda, mas na hora de processar que foi o problema. Eu tentei um mini processador e não surtiu efeito nenhum. Então tentei o liquidificador. Eu não sei se foi porque fiz uma camada fina demais, mas senti que se eu continuasse batendo, em vez de tritura iria estragar a folha de gelatina tingida. Por fim, fui cortando com a tesoura mesmo, não ficou muito pequeno igual glitter mas eu gostei do efeito, por conta da cor, parece até escama de peixe, então funciona super para quem quiser fazer uma maquiagem sereia. No futuro pretendo refazer a receita para ver se dar mais certo esta última etapa. 
Então, Mentes Inquietas, se você já testou essa receita em casa comenta aqui embaixo se deu certo ou não!
Até o próximo post, beijos :-*

Nenhum comentário:

Feito por Lídia Munt. Tecnologia do Blogger.