segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Guia do Skincare 2020 - Limpeza facial com óleo


Post patrocinado por Cupom Válido
Como começar uma rotina de cuidados com a pele?
Eu realmente preciso de todos esses produtos que as blogueiras/youtubers/instagramers usam?

O básico da skincare começa com a limpeza. Quantas vezes ao dia? Qual sabonete usar? Eu preciso mesmo de uma limpeza em duas etapas?
Tudo é relativo. O que eu aprendi até agora lendo e consultando alguns médicos dermatologistas, esteticistas e outros curiosos como eu é que tudo depende do seu tipo de pele e da condição da sua pele. O que seriam os tipos de pele? Oleosa, seca, mista, etc. O que seriam as condições da pele? Pele com acne, com sinais de envelhecimento, com rosácea, etc.
Uma rotina "padrão" por exemplo, inclui duas limpezas no dia, uma pela manhã e uma à noite. Porém, se sua pele for mais seca e/ou sensível eu já vi muitas pessoas que se adaptaram com uma limpeza ao dia, à noite. De manhã, quando acordam só passam uma água no rosto e isso é o suficiente. 
A minha pele é bem oleosa, e eu particularmente, gosto de fazer uma lavagem pela manhã quando acordo. No entanto, eu opto por usar um limpador delicado e suave nessa etapa pois também não há necessidade de retirar resíduos ou impurezas assim que você acorda!
Sabe aquela sensação de repuxamento da pele, quando você sente que tirou até o último "grão" de sujeira? Ta aí uma coisa que eu aprendi que mais prejudica do que ajuda. Aqueles produtos super agressivos, que retiram tudo, acabam por retirar também importantes óleos e fatores de hidratação naturais da pele. Então a pele, para compensar passa a produzir mais óleo para tentar manter seu equilíbrio natural.
Limpeza suave e hidratação são etapas fundamentais também para pele oleosa! 
Okay, mas e à noite, quando a pele está coberta de maquiagem, protetor solar, poluição, como ser delicado e efetivo com a limpeza?
Aí é que entra a muito famosa entre blogueiras e youtubers limpeza em duas etapas. Essa limpeza em duas etapas normalmente consiste em utilizar primeiramente um limpador à base de óleo para retirar maquiagem à prova d'água, protetor solar resistente à água e o próprio excesso de sebo e óleo que a pele produziu ao longo do dia e em seguida vir com um limpador suave que pode conter um ativo (ou não) para retirar qualquer resquício de produto ou sujeira.
Algumas das dúvidas mais comuns desse processo são: eu preciso mesmo limpar em duas etapas? Eu posso usar óleos comuns (como óleo de coco ou óleo de amêndoas) para fazer essa limpeza? Eu posso substituir o óleo por outro tipo de produto?

1. Por que limpar a pele em duas etapas?

Ao longo do dia, a nossa pele produz óleos e fatores naturais de hidratação para nutrir as células que compõem a sua camada mais superficial. Em algumas tipos de pele isso pode ocorrer em maior quantidade (peles oleosas), menor quantidade (peles secas) ou em partes específicas do rosto (peles mistas). Esses óleos se associam com maquiagem, protetor solar e partículas de poluição e formam uma camada de sujeira e sebo que acaba por obstruir os poros, agravando a formação de cravos e espinhas. 
Outro efeito negativo dessa camada de sujeira é que a oxidação de alguns elementos químicos presentes ali pode acelerar a oxidação das células da nossa pele que desencadeia um processo de produção de radicais livres que promovem o envelhecimento da pele.
Essa camada de sujeira acumulada ao longo do dia tem como base lipídios, que nada mais são do que óleos e uma das experiências científicas mais comuns em escolas é aquela em que se coloca água e óleo em um mesmo copo para mostrar como eles não se misturam.
Porém, você já deve ter usado um sabonete que limpou bem a pele, tirou toda a sujeira, oleosidade, maquiagem, tudinho e deve estar se perguntando, se esse sabonete funciona porque então não continuar usando ele e ignorar toda "baboseira" de limpeza em duas etapas? Bem, para um sabonete remover o óleo da pele ele precisa ter algum tipo de detergente em sua composição, que é o elemento capaz de interagir com lipídios, e quanto mais alto ou mais "agressivo" for esse detergente maior vai ser o seu poder de limpeza. 
O problema desse tipo de produto é que ele também retira os óleos naturais da pele, que são importantes para nutrir a sua camada mais superficial. Em peles oleosas, ele pode causar um aumento na produção de óleo pois a pele tende a compensar a falta de proteção natural e em peles secas ele pode agravar essa condição. 
A limpeza em duas etapas é a maneira mais eficaz de garantir a retirada de toda sujeira e sebo e ao mesmo tempo não ser agressivo com a sua pele, pois um limpador à base de óleo vai ser capaz de interagir com o óleo da sua pele com a intenção de "soltar" a sujeira proveniente de maquiagem, protetor solar e a poluição do dia a dia. Após o enxague desse produto, você pode vir com um limpador suave, com baixa concentração de detergentes (sulfatos) ou sem detergentes algum, para retirar qualquer excesso de produto e vestígios de sujeira, sendo suave e delicado com a pele.
2. Por que usar um óleo específico de limpeza?

Agora que já entendemos porque uma limpeza em duas etapas pode ser beneficial vem a pergunta: Eu preciso de óleo específico de limpeza? Porque não usar óleo de coco, amêndoas, ou qualquer outro que eu já tenho em casa ou é mais barato?
A vantagem do óleo de limpeza é que, como ele foi formulado para esse fim, quando você começa a retirar o produto com água ele emulsifica, virando um "leite" de limpeza e sai completamente da pele, deixando-a com uma sensação boa de limpeza e maciez. 
Porém, se você não tiver e/ou puder adquirir um óleo de limpeza, você pode tentar usar um óleo que já tenha em casa como o óleo de coco, de semente de uva, etc, mas nesse caso a segunda limpeza é essencial para ter certeza que o óleo foi retirado completamente da pele, pois como ele não foi formulado para isso ele pode causar acne e reações alérgicas.

3. O que pode substituir o óleo de limpeza?

Há alguns produtos que podem substituir o óleo de limpeza nessa primeira etapa e que são mais fáceis de encontrar em farmácias e lojas de produtos de beleza, que são os removedores de maquiagem bifásicos e a água micelar. Ambos foram formulados para interagir com os óleos e a sujeira mais pesada da pele e vão ser capazes de retirar maquiagem e protetor solar à prova d'água. 
Ainda assim, eu considero a segunda etapa da limpeza bem importante para retirar o excesso de produto que foi usado na primeira etapa, maquiagem e protetor solar mais resistente e garantir que a pele está bem limpa e sem qualquer resíduo.
A segunda etapa da limpeza:
Nessa segunda parte você pode escolher entre usar um limpador suave e hidratante se sua pele for mais sensível ou um limpador que contenha um ingrediente ativo, se você tiver um problema específico que queira tratar.
No meu caso, na parte da manhã eu uso um limpador bem suave hidratante pois não sinto necessidade de usar nada muito agressivo e potente assim que acordo e à noite, na minha segunda etapa da limpeza eu dou prioridade para um limpador que contenha ácido salicílico pois eu tenho muitos cravos e algumas espinhas hormonais.
No entanto, embora contenha ácido salicílico, esse limpador ainda é suave e deixa uma pele macia e hidratada e isso é muito importante, principalmente para quem tem pele oleosa! Quando eu era mais nova eu amava passar qualquer coisa na pele que deixasse ela super seca e repuxando pois eu sentia que o produto tinha sido "eficiente" para remover o óleo da pele e hoje eu sei que eu estava prejudicando minha pele mais do que contribuindo para que ela fosse saudável!
Para concluir, tenha em mente que uma rotina de cuidados com a pele é uma rotina de self-care, um momento seu com você mesmo(a), no qual por alguns minutos você pode relaxar, focar em si mesmo(a) e apreciar a sua individualidade, prestando atenção na sua pele, no seu corpo e focando nos seus pensamentos e sentimentos. 
Dois anos atrás eu era uma pessoa que mal lavava o rosto à noite e dormia com maquiagem a maioria dos dias e hoje eu me pego durante o dia desejando chegar logo em casa só para ter esse minutinhos de relaxamento comigo mesma, curtindo minhas músicas ou vídeos do YouTube enquanto faço minha skincare! ;)


Escrito por Cora Munt.

Um comentário:

  1. E eu que achava que eu era exagerada por limpar a pele em duas etapas, no fim eu estava certa. Adorei o post
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir

Translate

Visualizações Inquietas

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Feito por Lídia Munt. Tecnologia do Blogger.

Mentes Inquietas