domingo, 12 de abril de 2020

Thrillers - 4 livros e contos para ler na quarentena

Oi Mentes Inquietas! A quarentena está sendo um momento complicado para todos nós por diversos motivos: ansiedade, preocupação, tédio, e como todo ano eu coloco em minhas metas "ler mais", eu quis juntar o útil ao agradável. Eu ainda estou retornando com meus antigos hábitos de leitura e para me ajudar com isso estou me redescobrindo como leitora, testando novos gêneros, como o thriller e o terror. Desde o inicio do ano, eu já li alguns thrillers que desgraçaram a minha cabeça (como diria a Adriana do canal Redatora de M*%$#) e é justamente sobre eles que vim falar neste post. E ainda vou indicar alguns contos que vão te deixar com um gostinho de quero mais. 
A paciente Silenciosa | Alex Michaelides - Sinopse: Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?
Esse é o tipo de livro que vai te deixar ansioso até as ultimas linhas. Tudo bem que a maioria dos livros nesta lista são assim por serem de um gênero que tem exatamente este objetivo, porém "A paciente silenciosa" é daqueles livros que começam de um jeito meio despretensioso e quando você vê, já está tomado pela ansiedade de saber a verdade e quando fica sabendo, ela vem como um soco no estômago.  
Suicidas - Raphael Montes - Sinopse: Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca, aparentemente sem problemas, a participar de uma roleta-russa? Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio. Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte de seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo maior começa a se revelar.
Eu sou muito suspeita para falar porque eu amo os livros que já li do Raphael Montes. Ao todo foram três e só nesta lista estão dois. "Suicidas" era um livro que queria ler há muito tempo e não me arrependi. É um livro com cenas fortes, que as vezes me enojavam a ponto de eu ter que parar um pouco para respirar. Como um quebra cabeça, o Raphael consegue montar uma história eletrizante e surpreendente até o último ponto final. 
O Vilarejo | Raphael Montes - Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.
Olha outro livro do Raphael aí gente! E mesmo se tratando de um autor contemporâneo brasileiro, ele consegue criar uma história que se passa em um vilarejo europeu no século passado. Esta história é dividida em sete capítulos, onde cada um é um conto, que se interliga com acontecimentos e personagens em comum e é obvio, com um final que surpreende que estiver lendo. Outra obra que contém cenas fortes não recomendadas para pessoas sensíveis, mas se não é o seu caso, eu recomendo super! 
O Sorriso da Hiena | Gustavo Ávila - Sinopse: É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem? Uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos. Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no desenvolvimento delas. Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos? Em O sorriso da hiena, o leitor ficará fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.
Outra temática que eu amo é a de serial killers. Não do sentido de romantizar nem nada do tipo, mas de tentar entender os motivos para um ser humano cometer tais atos cruéis. E neste livro a gente é apresentado a uma história que busca nos passar exatamente isso. Nas primeiras páginas já somos apresentados ao assassino cruel, então este não é um dos motivos para suspense, mas o que o psicólogo William fará com essa informação. Acompanhamos também o detetive Arthur, que mesmo não sendo o principal ao meu ver, é um personagem importante e interessante para se acompanhar.  
Contos O olho, A floresta que se move e Ecos no nevoeiro | Igor Cabrardo - Se você é daqueles que adora ler contos de terror eu vou te indicar um autor, que eu tenho a sorte de conhecer pessoalmente, o Igor Cabrardo. Com uma pegada que lembra muito a clássicos do gênero, o Igor consegue se reinventar em histórias que mesmo curtas, são recheadas de personagens interessantes e criaturas aterrorizantes. Quando você menos espera, a história já acabou com aquele gosto de quero mais. Na Amazon, para os assinantes do Kindle Unlimited os contos se encontram de graça,mas se você não é assinante, não se preocupe porque o conto está por apenas R$01,99. Mais barato que um salgado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Visualizações Inquietas

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Feito por Lídia Munt. Tecnologia do Blogger.

Mentes Inquietas